terça-feira, 20 de janeiro de 2015

[RESENHA]~ A Escrava Isaura de Bernado Guimarães~



Recentemente eu terminei de ler A Escrava Isaura, cara!!

Que marcante Bernado Guimarães foi em denunciar a sociedade vigente na época.

Denuncia e critica indiretamente a sociedade escravocrata do século XIX.

Isaura vamos dizer que era uma escrava incomum. Sua dona por desejar muito ter uma e não consegue decide "adotar" Isaura. Sua mãe foi muito bonita e formosa em vida que atiçou a curiosidade dos cá entre nós hormônios de seu dono, nas ela nunca deixou que ele se aproveitasse dela, o que gerou raiva a ponto de o senhor da casa castigá-la por isso, a mandando para as lavouras e fazer serviços destinados a homens.

Mas lá ela conhece Miguel que era um tipo de "engarregado" e a protege, moral da história, o senhor descobre e manda Miguel embora mas nota que a mãe de Isaura já estava grávida.

Voltando à Isaura...Sua mãe morreu um tempo depois e sua dona que a criou como filha dá a ela a mais refinada educação como se fizesse parte da elite.

Isaura é formosa, bela e atraí olhares por onde passa, mas ela é escrava certo ???
Certo, e a beleza dela era como um insulto, raramente escravas eram adimiradas como ela, encurtando a história, o pai de Isaura tenta comprar a liberdade dela, mas seu dono nega.
Então pai e filha fogem da fazendo e vai viver no Recife (se não estou enganada) e lá o que acontece??? Sim, um homem rico se apaixona por ela, e jura que gastará todo seu dinheiro se for preciso, para libertá-la... Uff, o resto vocês leem para descorir, depois de contar quase tudo né rs.
Agora o resto é com vocês. Bjs ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário